domingo, 2 de fevereiro de 2020

1 Congregacionais


Carta aos irmãos da Igreja Congregacional do Alecrim - 1a Congregacionais

Domingo, 2 de Fevereiro de 2020

Anderson, pecador salvo pela graça do Senhor, seminarista da 1ͣ Igreja Evangélica Congregacional de Natal, aos irmãos que se encontram no bairro do Alecrim. A vocês, graça e paz, da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, no qual há vida eterna.

Vos escrevo acerca do primeiro mês que estive aqui na cidade de Grand Rapids para compartilhar das obras e das misericórdias do Senhor que tem sido operadas na minha vida na esperança de que sirva de consolo para a saudade, encorajamento para oração e esperança para outros que desejam trilhar o mesmo caminho do ministério cristão.

Minha primeira semana aqui foi extremamente abençoada, além de toda e qualquer expectativa humana. Tive a oportunidade de ver algumas coisas que nunca vi (neve, esquilos e um grande lago), conheci vários brasileiros, fui recebido pelos irmãos com muita generosidade e bondade e estou aprendendo a pegar o ritmo de estudos do seminário.

Primeiro, vi a neve, criação do nosso Deus, caindo lentamente em flocos dançantes até alcançar o chão e se desfazer como que em um passe de mágica. A beleza rítmica dessa chuva branca em câmera lenta me recordou da majestosa soberania do nosso Deus, que cuida da vida de cada crente em cada detalhe, assim como cada floco quando faz um movimento para a direita ou para a esquerda, para cima ou para baixo. Do mesmo modo, Ele é quem ordena nossas vidas em todos os nossos caminhos, ainda que não saibamos qual será a próxima volta. Lhes digo que há verdadeira beleza no cair da neve, mas na mesma medida em que é bela, também é transitória. Assim que os flocos caem no chão, rapidamente se desfazem. Se a temperatura estiver muito fria, pode até ser que durem por uns dias, mas logo vão se desfazer com o calor do sol. O salmista sabiamente diz que a vida humana é um sopro (Sl 144:4), mas eu me pergunto se não poderíamos dizer que a vida é como um floco de neve.

Tamanha beleza misturada com tal transitoriedade não tem como não me fazer pensar em como a minha vida é passageira. Assim como cada floco de neve logo cai e derrete, assim nossa vida passa. Num piscar de olhos, já se foram anos e não sabemos quantos mais temos pela frente. Se isso é verdade, queridos irmãos, cabe a nós viver sabiamente diante do nosso Deus, remindo cada momento (Ef 5:16), sendo sábios e contando nossos dias (Sl 90:12).

Também vi muitos esquilos fofos e cheios de energia. Hoje pude visitar o famoso lago Michigan, o qual parece um pouco com o mar da galiléia da Bíblia. Pude compreender o porquê das pessoas chamarem o lago bíblico de “mar”. Grandes lagos como esses tem ondas e não dá para ver o fim. Visivelmente, é impossível diferenciar algo assim do oceano. Infelizmente, não tirei nenhuma lição espiritual dessas experiências.

Conheci muitos brasileiros. Há várias famílias de irmãos que estão estudando no Puritan1, se a memória não falha, pelo menos 5. Tenho 2 colegas no programa de MDiv2 e vários outros que estão fazendo diferentes pós-graduações em teologia. Inclusive, a igreja que estou indo tem um pastor Brasileiro, Breno Macedo, que é uma benção. É possível que eu fique nessa igreja enquanto estiver, peço que orem por essa decisão, pois isso tem muitas repercussões, inclusive para o estágio do seminário.

Além disso, posso testemunhar que acolhimento e calor humano não é monopólio dos brasileiros. Assim que cheguei na casa onde estou alugando um quarto fui muito bem recebido pelo irmão Elijah. Aliás, ele que me pegou no aeroporto antes disso e me levou em um tour particular, me mostrando todas as dependências do seminário. Quando cheguei em casa, aí sim, já me esperavam roupas de frio novinhas e com etiqueta, deixadas de presente pelo meu locador. Tive a oportunidade de comprar alguns artigos de casa, comida e outros materiais de estudo, tudo no uber particular desse mesmo irmão. Ainda mais, ganhei livros de presente de professores e funcionários, aproveitei uma doação de livros do seminário (peguei só uns 20), ganhei uma cadeira para estudos e um violão emprestado. Como se isso não fosse suficiente, descobri na primeira semana que há um mercado para seminaristas em que os alunos pegam comida de graça toda terça, o que ajuda muito com as despesas, e isso é parte de um programa fundado e mantido pelo próprio seminário. Irmãos, lhes digo que é muito bom poder testemunhar tão grande generosidade e tão grande providência do nosso Deus em atender cada detalhe e cada necessidade.

No mais, tem a experiência do próprio seminário. É um privilégio e uma alegria estudar com tantos homens hábeis, inteligentes e, principalmente, que amam ao Senhor. Tanto os alunos, quanto os professores e funcionários são muito comprometidos e centrados. As aulas são difíceis, com muita informação, mas o maior desafio é fora da sala de aula. Há muitas leituras a serem feitas, muitos trabalhos a entregar, muitos papers para escrever. O maior desafio é conseguir um tempo e uma mente disposta para fazer bem meus devocionais e ser fiel nas disciplinas espirituais. Graças a Deus, somente por misericórdia, tenho conseguido fazer isso relativamente bem por enquanto, mas tenho medo de que em algum momento eu venha a quebrar o ritmo e acumular leituras, o que não é difícil de acontecer. Por favor, orem por isso.

Pois é, irmãos, essa tem sido minha experiência por aqui. Tenho estado em contato com vários irmãos queridos do Brasil e estou relativamente a par da situação da nossa amada igreja. Encorajo todos os que sentirem desejo de conversar comigo a procurar meus contatos3 e marcar um horário para batermos um papo. Infelizmente não posso garantir respostas rápidas nem leitura de mensagens grandes ou áudios longos, pois a rotina aqui é puxada e preciso ser muito disciplinado. Dito isso, no domingo (Dia do Senhor) tenho propositalmente me privado de estudar para me dedicar à igreja, aos irmãos e à palavra, assim, é bem possível que consiga marcar um tempo para um papo por vídeo chamada.

Finalmente, amados irmãos, rogo que os irmãos se mantenham firmes no Evangelho, confiando nAquele que é, que era e que há de vir. O Alfa e o Ômega, o primeiro e o último. Escrevo na confiança de que, ainda que estejamos distantes, Ele está perto de nós e certamente virá para nos reunir como um só povo, nEle.

    Em Cristo,
    Anderson Oliveira
________________
[1] Puritan Reformed Theological Seminary - o seminário que estou estudando.
[2] Mdiv ou Master in Divinity - é mais ou menos equivalente a um bacharel em teologia no Brasil, só que um pouco mais difícil academicamente e a pessoa sai com um título mais chique.
[3] Todos os meus contatos estão disponíveis na aba “Quem sou Eu”.
________________

Vista do lago Michigan



Estou em Manhattan, NY…

Nunca pensei que viria para os EUA, muito menos NY. Nunca planejei e nunca desejei para falar a verdade. Na providência divina o Senhor me t...