Carta aos irmãos no Brasil
16 de Outubro de 2021
Amados irmãos, só pude escrever essa carta agora no meio do mês. Em suma, esse mês tem sido desafiador, mas o Senhor tem sido comigo sempre e tem me mostrado isso explicitamente, pelo que sou extremamente grato.
Desde a última carta, alguns irmãos mandaram mensagens no privado encorajando e perguntando como poderiam ajudar, perguntando pelo que poderiam orar. Gostaria de dizer que sou muito grato a vocês por essas mensagens e a minha oração é que o Senhor os retribua em dobro o carinho e cuidado. E eu sei que outros, independentemente de mandar mensagens ou não, têm orado por mim. Muito obrigado por essas orações também, irmãos.
Como disse, esse foi um mês desafiador. Mesmo tentando levar uma vida disciplinada e regrada e buscando me alimentar bem, em alguns momentos a carga de atividades e a correria me forçaram para além das minhas capacidades. As línguas bíblicas têm consumido bastante do meu tempo e energia mental e somado a isso tive alguns problemas de saúde recentemente - dor de cabeça, enxaqueca e infecção alimentar. Mas não se preocupem, agora já estou bem, firme e forte. O Senhor me susteve.
Refletindo sobre esse semestre, eu sinto que o desafio maior não é nem as línguas bíblicas em si, que na verdade eu até gosto bastante de estudar, mas de achar tempo para fazer as atividades de outras matérias. Eu sinto que até agora ainda estou correndo atrás para pegar o ritmo do semestre. Bem, olhando pelo lado bom, até o momento não tenho nenhuma média abaixo de 94, mas sei que isso não vai durar muito, pois a prova de hebraico vem aí, assim como as datas de entrega dos artigos que preciso escrever para as outras disciplinas.
Bom, a notícia boa também é que essa semana agora vamos ter o que o pessoal aqui no seminário chama de ‘reading week’ (semana de leitura). É uma semana que tipicamente os alunos não têm aula e podem usar para recuperar o atraso do semestre. Também é um momento em que pretendo descansar um pouco e sair pelo menos um dia para ver a criação do Senhor.
Bem, deixando as coisas do seminário de lado, têm muitas novidades boas. Uma das bênçãos que posso compartilhar agora é que, graças ao auxílio generoso da minha família e de alguns irmãos, estou prestes a comprar um carro. Isso vai me ajudar muito na minha locomoção aqui e prover alguns confortos e luxos, como não depender de carona para o seminário ou para ir para o supermercado. A melhor parte na verdade é que agora vou poder pregar nas igrejas da região e aproveitar algumas das oportunidades de serviço na igreja que até o momento eu tive que deixar passar.
Outra boa notícia é que eu fui convidado para um estágio em Nova York junto com outro seminarista, para estagiar lá no próximo semestre. Provavelmente eu estarei lá de Fevereiro a Maio do ano que vem, estagiando em uma igreja local vinculado a um ministério de misericórdia que auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade. Isso é algo que ainda precisa ser formalmente confirmado, mas pelo que tudo indica, vai dar certo.
O plano é pagar algumas disciplinas online enquanto também curso o estágio, que também é obrigatório e conta horas curriculares para o curso. A vantagem de ir com outro irmão na fé é muito grande. Vamos poder estagiar juntos e compartilhar nossas alegrias e tristezas, desafios e encorajamentos. Por favor, orem por mim e por esse irmão, Henry, para que o Senhor nos use e nos santifique nesse estágio.
Outra boa notícia é que eu recebi a resposta de uma aplicação que eu fiz há um tempo atrás para estudar em Jerusalém em uma das minhas férias de verão. Existe um curso intensivo de um mês em Jerusalém sobre história e geografia bíblicas que é oferecido com bolsa integral para seminaristas e pastores por meio de uma universidade parceira em Jerusalém. No momento eu recebi a resposta de aprovação para o curso para que eu possa cursar no verão de 2023, e ainda estou no aguardo deles processarem a minha aplicação para bolsa, mas parece algo promissor. Por favor, orem por isso também irmãos.
Finalmente, mas não menos importante, eu estou planejando visitar o Brasil no meio do ano em 2022. Provavelmente seria algo por volta dos meses de Junho, Julho e Agosto. Datas ainda precisam ser definidas, passagens ainda precisam ser compradas, mas se for da vontade do Senhor, ano que vem eu como cuscuz, carne de sol na nata e mousse de maracujá.
Estou com muita saudade da minha terrinha e tenho muito o desejo de matar a saudade de casa e dos amigos e, claro, visitar os irmãos em Belém para um bom tempo de comunhão lá também. Eu guardo o coração com o que diz o nosso irmão Tiago, que se o Senhor permitir faremos isso ou aquilo, mas confesso que a expectativa é grande.
Irmãos, tendo compartilhado um pouco dos desafios e alegrias dessa vida peregrina, quero encorajá-los a também confiar no Senhor e entregar os seus caminhos ao cuidado providencial do nosso Deus. Eu tenho testemunhado cada vez mais o cuidado providencial de Deus na minha vida, e creio que isso também é parte do que Romanos 12 fala sobre como o processo de santificação se dá na vida do crente.
Permitam-me explicar. Em Romanos 12:1-2 o apóstolo Paulo exorta a igreja e diz:
"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Percebam alguns elementos dessa exortação comigo.
Primeiro, os fundamentos estão nas misericórdias de Deus. É a mensagem do evangelho que Paulo já pregou nos 11 capítulos anteriores que dá sentido à vida do crente. Todos pecaram contra Deus de forma mortal e são dignos do inferno. Todos, inclusive eu. Por isso eu preciso da justificação e da limpeza dos meus pecados em Cristo. Cristo veio, ele morreu por mim, o justo pelo injusto, o santo pelo pecador, o glorioso pelo vergonhoso, Deus por mim. Ele fez reconciliação vertical, entre Deus e homem, e horizontal, entre Judeu e Gentio. E agora, por causa das grandes misericórdias de Deus demonstradas no evangelho, eu individualmente posso viver uma vida de santidade e a igreja como corpo pode viver em santidade.
Segundo, o conteúdo da exortação é vida de santidade. Essa vida flui de gratidão, e se desenvolve de forma prática em dependência da graça. Reconhecendo o que Deus faz por mim em Cristo, agora eu apresento minha vida de forma integral, todo meu corpo, como um sacrifĩcio não de mérito mas de gratidão. A praticidade do chamado para santidade está no comando tanto positivo quanto negativo, não se tornar moldado pelos padrões desta era e renovar a maneira de pensar para que pensemos os pensamentos de Deus após ele. Há um chamado à ação pessoal, mas ao mesmo tempo ambos objetivos são atingidos somente em dependência da graça de Deus, já que ambas são ações exercidas sobre nós por um agente divino - pela graça que não somos conformados e transformados.
E em terceiro lugar, o objetivo é experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Que objetivo glorioso e que encorajamento, irmãos! Por causa das misericórdias de Deus, vivemos em santidade por gratidão com a expectativa de experimentar ainda mais da boa, agradável e perfeita vontade de Deus em nossas vidas.
Essa é a vida cristã! Ela começa em Deus, se desenrola perante e na dependência de Deus e acaba em Deus. É em Deus que fomos criados, em Deus que nos movemos e existimos e em Deus que temos nossa esperança de deleite eterno, conforme sua vontade boa, agradável e perfeita.
Amados irmãos, quão glorioso é o nosso chamado! Quão bendita é a nossa esperança! Meditem nisso, irmãos, e sejam renovados em sua mente pelas gloriosas verdades da palavra.
E quanto a você, amigo ou familiar descrente, ou até mesmo você desconhecido que lê ou ouve essa carta. Você gostaria de experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus? Gostaria de experimentar o conforto e consolo da presença e mão forte do Senhor do início ao fim em sua vida? Então, se arrependa dos seus pecados, entregue sua vida a Cristo e você vai poder também ser alvo dessa graça e vai poder experimentar não a justa ira de Deus pelos seus pecados mas a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco, irmãos. Amém.
Anderson Oliveira
Eu, precisando fazer a barba, junto do Manuscrito do AT que temos no seminário |
Manuscrito do Pentateuco em hebraico do Puritan Reformed Theological Seminary |
Sempre é muito animador ler suas cartas, querido irmão!
ResponderExcluirQue Deus continue guiando seus passos. Nos alegramos por sua vida e oramos por você. Grande abraço. Obrigada por compartilhar conosco sobre a Bondade de Deus e sua Perfeita Vontade.