Carta aos irmãos da Igreja Congregacional do Alecrim - 3a Congregacionais
Domingo, 5 de Abril de 2020
Anderson, seminarista da 1a Igreja Evangélica Congregacional de Natal, aos irmãos dessa igreja amada, graça e paz da parte de Deus nosso Pai, o qual em seu Espírito nos consola e conforta em tempos de tribulação[1] e nos dá tudo que precisamos no conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor.
Escrevo a vocês, amados, no terceiro mês em que moro na cidade de Grand Rapids, onde tenho tido a oportunidade de aprender mais do senhor Jesus Cristo e sua verdade. Nele não temos vergonha alguma nem desanimamos, mas pelo contrário, somos assegurados de que, se confessamos a Ele, no fim dos tempos ele rogará por nós diante do Pai[2].
Nesses dias já não vemos mais neve e o sol começa a resplandecer em seu vigor, ocultado por breves chuvas e neblinas. Bem diferente da meteorologia, que aponta para um clima mais e mais ameno, outros sinais dos tempos se mostram com a propagação desse terrível vírus no mundo. Enquanto escrevo, apenas no meu estado, Michigan, já se contam mais casos que no Brasil todo.
É de se esperar que a letalidade dessa pandemia traga desespero, preocupação e angústia aos nossos corações. Também, em tempos de crise e incerteza, ficamos mais suscetíveis a estresse, inconstância, desânimo e abatimento. O medo da morte, nossa e dos nossos amados, realmente é algo assombroso ao homem. Diante disso tudo, como podemos ter esperança? Como ter paz, segurança, bom humor e constância?
Queridos, permitam-me lembrá-los que diante da palavra de Deus, não há pergunta sem resposta. Reflita comigo agora em 2 Pedro 1:3-4 - “visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude; pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” Isso significa que podemos ter menos do que queremos, mas nunca menos do que precisamos.
E do que precisamos, afinal? Bem, nós precisamos reconhecer a graça, onisciência e soberania de Deus sobre nossas vidas[3]. Precisamos temer mais a Deus do que a morte nossa[4] ou dos nossos[5]. Precisamos amar a Deus com toda a alma, força e entendimento[6], amá-lo mais que a própria vida[7].
Se pela graça de Deus fizermos estas coisas, isto é, se tivermos como prioridade o reino de Deus e a sua justiça[8], seremos levados a derramar nossos anseios em oração, a buscar humilhação que vem do alto: quebrantamento e arrependimento verdadeiro dos nossos pecados. Vamos temer verdadeiramente a Deus e não vamos precisar temer mais nada.
Irmãos, me permitam lembrar que o Senhor Jesus já nos alertou. Foi ele mesmo que nos instruiu a atentar para os sinais do fim dos tempos[9]. Foi Jesus quem repreendeu os fariseus por serem experts em meteorologia mas meninos para com as coisas do reino de Deus[10]. Não os imitemos, não sejamos hipócritas como eles que tinham o nome do povo de Deus mas não desejavam nem compreendiam a vinda do Reino em Cristo. Vivamos o reino de Deus hoje para que abracemos sua vinda completa no futuro.
Nenhum de nós sabe o dia e a hora[11], é verdade. Mas não seria isso graça divina? Não disse o Senhor que bastava a cada dia o seu próprio mal[12]? Por quê desejaríamos saber as coisas que Deus não nos quis revelar[13]? E por quê nos abatemos e estressamos com coisas fora de nosso controle? Não disse também o Senhor que não temos poder para tornar um fio de cabelo branco ou preto[14]?
Amados, sejamos atentos e obedientes às palavras de Cristo. Ele prometeu prover nossas necessidades mais básicas[15]. Não precisamos de mais nada. Somos dELe e Ele é nosso[16]. Temos a vida eterna[17]. Temos moradia nos céus[18]. Somos noiva de Cristo, lavada e purificada no sangue do cordeiro[19], o único digno de abrir os sete selos e cumprir a história da redenção arquitetada desde toda a eternidade com o Pai e o Espírito[20]. Se você crê em Cristo de todo o seu coração, se arrepende de seus pecados e entrega sua vida a Ele, todas essas promessas já são suas. Isso não é maravilhoso? Há consolo maior do que esse?
Analise a si mesmo. Sonde a sua alma. Se você tem vivido preocupado e não tem achado consolo nessas promessas, pode ser que Cristo não seja tão valioso assim para você. Pode ser que você confesse as doutrinas certas, vá para a igreja, converse sobre teologia, mas no fundo não creia no Senhor Jesus como seu salvador. Se esse for o seu caso, todo o seu medo, temor e ansiedade são devidos e você deveria mesmo se preocupar em morrer, pois o que lhe aguarda é somente a justiça divina.
Mas se você pôr a sua confiança em Cristo hoje, Ele é suficiente para livrar dos maiores temores, para restaurar as piores tragédias, para limpar as manchas mais sujas do seu passado. Confia nEle. Diga à sua alma, “Alma! Confie em Jesus! Creia nEle em seu Evangelho! Tema somente a Ele e não tema nada mais!”. A incredulidade traz expectativa de juízo, mas a fé abunda em promessas e graças incontáveis. Não se compare com os outros, não espere o amanhã. Creia em Cristo, antes que seja tarde e tenha plenitude.
Finalmente amados, alguns conselhos: os encorajo a estar orando e jejuando ao Senhor nesses dias meditando nas maravilhosas orações que encontramos em Esdras 9 e Daniel 9. Guardem seus corações[21], busquem usar o tempo fazendo tudo como que para o Senhor[22] e não vivendo para os seus próprios prazeres, compreendendo que nosso tempo não é nosso mas é do Senhor[23]. Usem das disciplinas espirituais e busquem cultivar o fruto do espírito em seus corações[24].
Que o Senhor nos guarde e nos firme nEle.
Em Cristo,
Anderson Oliveira
________________
[1] 2 Coríntios 1:3-4.
[2] Lucas 12:8.
[3] Tiago 4:13-17.
[4] Lucas 12:4-7.
[5] Mateus 10:37.
[6] Lucas 10:27.
[7] João 12:25.
[8] Mateus 6:33.
[9] Marcos 13.
[10] Lucas 12:54-56.
[11] Mateus 25:13.
[12] Mateus 6:34.
[13] Deuteronômio 29:29.
[14] Mateus 5:36.
[15] Mateus 6:31-32.
[16] Romanos 8:16-17.
[17] João 6:47.
[18] João 14:1-2.
[19] Efésios 5:25-32.
[20] Apocalipse 5:1-5.
[21] Provérbios 4:24.
[22] 1 Coríntios 10:31.
[23] Efésios 5:15-17.
[24] Galátas 5:22-25.
________________
Vista do parque perto daqui de casa onde tenho meditado e orado ultimamente.
Amém.Deus te abençoe.
ResponderExcluir